PAULA DA ROSA WERNKE
Diretoria Executiva

Paula da Rosa Wernke é Técnica Administrativa em Educação, no cargo de Auxiliar em Administração do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina.

Mestranda em Administração pela Unisul, Graduanda em Administração pela UFSC, Especialista em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC, graduada em Educação Física – Licenciatura pela UFSC.

Servidora do IFSC desde 2013, iniciou suas atividades no Câmpus Xanxerê atuando na Coordenadoria de Gestão de Pessoas do câmpus, onde também foi supervisora do Pronatec – Programa Mulheres Mil. Entre 2015 a 2018 atuou como Coordenadora de Gestão de Pessoas no Câmpus Tubarão, setor no qual trabalha até hoje. Nos últimos anos colaborou em diversas frentes dentro da instituição, sendo membro do Colegiado do Câmpus Tubarão (onde atua ainda), da Comissão Central do JIFSC, das Equipes de Acompanhamento de Servidores com Deficiência, da Comissão Organizadora dos Jogos dos Servidores da Região Sul e da Comissão Interna de Saúde do Servidor – CISSP.

MIRTES LIA PEREIRA BARBOSA
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação

Mirtes Lia Pereira Barbosa é professora efetiva do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina desde 2010, onde ministra aulas para cursos de graduação (Licenciatura em Física) e pós-graduação voltados para formação de professores. É doutora (2012) e mestra (2006) em Educação e graduada (1997) em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira atuando como docente efetiva em escolas do município de Alvorada/RS (1997-2002), período em que também exerceu a função de Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Alvorada/RS. Entre 2000 e 2002 teve experiência como professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, e de 2002 a 2010 atuou como professora efetiva em escolas municipais de Porto Alegre com experiência em coordenação pedagógica. Foi Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Araranguá do IFSC entre 2013 e 2015, período em que participou de diversas comissões para o desenvolvimento e revisão de processos institucionais. Em 2015 assumiu a Direção Geral do Câmpus Araranguá do IFSC e cumpre essa função até o presente momento. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa e Estudos em Acessibilidade e Tecnologia Assistiva (GPEATA), que desenvolve o projeto aprovado junto à FAPESC “Laboratório de Tecnologia Assistiva: customização, criação de recursos e formação de professores”. Tem atuado com maior ênfase nos temas de formação de professores, pesquisa e prática docente, teoria de pesquisa, gestão escolar, gestão pública, aprendizagem e desenvolvimento humano.

PIERRY TEZA
Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional

Pierry Teza é professor do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina, tendo inicialmente atuado no Câmpus Caçador. Doutor em Gestão do Conhecimento e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, Especialista em Engenharia de Produção pela UNIASSELVI, Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e Técnico em Eletrotécnica pelo IFSC. Atuou no IFSC como Coordenador de Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Coordenador de Curso, Assessor de Direção-geral e Chefe de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Participou de projetos de ensino, pesquisa e extensão, coordenou eventos e foi membro de diversas comissões e grupos de trabalho. Possui experiência docente nas áreas de Inovação, Estratégia, Marketing, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Educacional e Métodos de Pesquisa. Anteriormente ao IFSC, atuou como docente no SENAI, na Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e na Udesc (no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG e no Centro de Artes – CEART). Possui experiência profissional na área de consultoria técnica e gerenciamento de projetos e obras de engenharia elétrica e de infraestrutura de TI. É membro do Grupo de Pesquisa Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo e Inovação (GEPEI/IFSC) com diversas publicações na área de Gestão da Inovação, que incluem artigos em periódicos, trabalhos em eventos e capítulos de livros.

ÉRICO DE AVILA MADRUGA
Pró-reitoria de Administração

Érico de Avila Madruga é professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – Cerfead no Instituto Federal de Santa Catarina na área de Gestão Pública. É servidor da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde 2004, tendo ingressado no IFSC como Assistente em Administração, cargo que permaneceu até 2013 estando, atualmente, na Direção do Cerfead. Mestre em Administração Universitária pela UFSC, Especialista em Gestão Públicas pelo IFSC, graduado em Direito pela UFSC. Foi Diretor de Administração do IFSC, Presidente da Comissão de RDC e Licitações e Pregoeiro; foi fiscal de contratos, Chefe do Departamento de Contratos e Registro de Preços, Coordenador de Contratos e Coordenador de Licitações da Pró-Reitoria de Administração do IFSC. Atuou como Presidente da Comissão de Ética do IFSC de 2008 a 2012. Foi Coordenador da Especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica do IFSC e Assessor Técnico do IFSC. Ministra cursos e disciplinas nas áreas de governança, ética, licitações, contratos e processos administrativos. Atuou como professor/consultor na formação de Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) em parceria com a ENAP. Foi Analista de Licitações e Contratos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI/MDIC). É Coordenador do Fórum de Gestão Integrada das Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (FORGIFESC); realizou, com a equipe da PROAD/IFSC, a primeira licitação da modalidade RDC do país em IFES e foi um dos criadores do Prêmio IFSC de Inovação. Também atuou na coordenação do Programa IFSC Sustentável.

CLÁUDIA REGINA SILVEIRA
Pró-reitoria de Ensino

Cláudia Regina Silveira é professora do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina. Iniciou como professora substituta na Escola Técnica Federal de Santa Catarina – ETFSC e efetivou-se no ano de 2006. É graduada, mestra e doutora em Letras, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Diretora de Ensino do Câmpus Florianópolis do IFSC entre 2011 a 2015, tendo sido responsável por diversas ações relacionadas ao acesso, permanência, êxito e inserção social dos estudantes. Também atuou como Assessora da Área de Língua Portuguesa (2009-2011) e, atualmente, exerce a função de Coordenadora de Formação de Recursos Humanos no Polo de Inovação do IFSC. Leciona para os diversos níveis de ensino: técnicos integrado, subsequente, graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa “Grupo de Estudos em Educação Profissional e Tecnológica” em que desenvolve pesquisas sobre evasão, retenção, permanência e êxito e membro do Grupo de Trabalho “Comissão de Permanência e Êxito do DALTEC”. Participa ativamente de atividades artísticas e literárias no Câmpus Florianópolis, bem como de projetos sociais e de extensão voltados para o ENEM e para os vestibulares de Santa Catarina nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. É autora de 14 livros de estudos de textos de obras literárias para os vestibulares da UFSC, UDESC e ACAFE, bem como do livro Como fazer redação nota 1000 para o ENEM.

THIAGO MENEGHEL RODRIGUES
Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas

Thiago Meneghel é professor da área de administração do Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina, lecionando também no curso de pós-graduação em Gestão Escolar. Doutor e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UNESC, e graduado em Administração com habilitação em Marketing pela FACIERC. Iniciou sua trajetória no departamento de marketing do Curso e Colégio Energia de Tubarão. Em 2006, iniciou sua carreira docente nas Faculdades Energia de Criciúma, onde atuou também como coordenador dos cursos de extensão. Servidor do IFSC desde 2010, foi Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Lages entre 2010 e 2015 e desde 2016 está na Direção-Geral do câmpus. Colaborou na realização de diversos eventos, dentre eles, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a I Reditec Sul (que teve sua primeira edição em Lages e se tornou referência para as outras regiões do Brasil), e a primeira edição estadual do SEPEI, também realizada em Lages. É membro do Comitê Científico do Congresso Internacional de Marcas/Branding; idealizou e, desde 2015, coordena o Fórum de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação – FORTEI, evento anual que aproxima os estudantes do mundo do trabalho e a comunidade externa do IFSC. Enquanto gestor sempre apoiou e incentivou o desenvolvimento de ações de extensão, e manteve constante interação com a comunidade lageana, com a imprensa regional, e com instituições estrangeiras, tendo assinado cartas de intenção com 3 instituições portuguesas, e recebido em Lages professores oriundos de Portugal e da Finlândia. Também atua como representante do IFSC junto ao Fórum Municipal de Educação de Lages, no Conselho de Administração do Órion Parque Tecnológico e no Conselho do Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV da UDESC.